- Área: 23 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Niccolo Guasti, Gabriel López, Luis Asin
-
Fabricantes: Corian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há dois meses ocorreu a cerimônia de abertura do novo Museu Arqueológico Nacional de Madri. Não há dúvidas de que o evento era há muito tempo aguardado; um exemplo disso é o grande número de visitantes que o museu atraiu nas primeiras semanas de funcionamento: mais de 5 mil por dia.
A reconstrução começou em 2008. O escritório Frade Arquitectos liderou a renovação do Museu, tornando os percursos de visita mais eficiente. A comodidade dos visitantes foi um dos aspectos mais importantes do novo projeto.
O novo museu claramente aproveita o antigo projeto, de grande importância histórica. O antigo edifício era conhecido como “Palacio de Biblioteca y Museos”, construído no final do século XIX. A proposta atual combina as características do antigo projeto com aspectos estéticos e de comunicação contemporâneos.
Os pátios recuperaram a importância que um dia tiveram. Tornaram-se áreas úteis protegidas por coberturas transparentes. Eles agora exibem as maiores peças do museu. Ambos os pátios são espaços espaçosos e iluminados que facilitam a visitação, já que servem de ponto de referência no novo projeto.
O projeto não apenas respeita a antiga edificação em termos arquitetônicos, como também o projeto museográfico foi desenvolvido buscando conectar as características histórias e contemporâneas do atual museu.
A museografia foi pensada em função do projeto arquitetônico, utilizando materiais similares e seguindo seu estilo simples e sóbrio.
O resultado é um museu aberto. O edifício recebe os visitantes e abre suas portas para a cidade através de sua arquitetura, que realça sua nobreza da edificação e da própria instituição.